Erros em uma reforma sem arquiteto

21 de julho de 2020
  1. A falta de um projeto

O primeiro, e mais comum, erro na hora de reformar sem arquiteto é não ter um projeto. Infelizmente, é normal que as pessoas não deem a devida importância para essa etapa. Isso acontece principalmente por acreditarem que ela só encarece a reforma.

Ter um projeto fará com que sua reforma aconteça com mais tranquilidade, afinal, todos terão a perfeita noção do trabalho que será realizado, e de como deve ser feita a entrega do projeto. E esses dois fatores, sozinhos, já garantem uma redução considerável no stress causado por uma reforma.

Além disso, independentemente do tamanho da sua reforma, o projeto ainda deixará sua obra mais protegida contra imprevistos, uma vez que tudo que será realizado está previsto.

2. Materiais de baixa qualidade

No fim de seu projeto, uma economia pode acabar saindo muito cara. Não existe reforma ou obra de boa qualidade sem materiais que atendam a esse mesmo pré-requisito.

Para escolher os materiais certos, de boa qualidade, e sem acabar gastando em excesso, é fundamental conhecer grande parte das marcas do mercado, e saber avaliar cada uma delas pela sua qualidade, além do preço. E é justamente nesse ponto que o arquiteto poderá auxiliar a sua reforma.

Saber escolher cada um dos materiais de sua reforma com competência irá garantir mais sossego e tranquilidade para a sua reforma.

Erros em uma reforma sem arquiteto

3. Não estabelecer um cronograma

Mais uma reclamação comum entre as pessoas que estão construindo ou reformando, o prazo de entrega é algo que precisa ser estabelecido e seguido a risca desde o primeiro dia do planejamento do seu projeto. Definir essas datas permitirá que você entenda como está o andamento de sua reforma, impedindo que você perca a mão e que tudo saia do controle.

Mais do que isso, ter um cronograma detalhado impedirá que você compre materiais que só vão ser usados no fim da obra. O que significa que você investirá apenas nos itens que são realmente usados imediatamente, não correndo o risco de perder material ou de não ter onde estoca-lo.

Um arquiteto, nesse ponto, é essencial. Isso porque o profissional conhece bem os prazos para a execução de cada uma das etapas de sua reforma, e poderá lhe dar prazos e metas realistas para a entrega de cada uma delas.

4. Budget definido

Um detalhe fundamental na hora de reformar é estipular o budget que será utilizado na reforma.

O budget é o limite orçamentário em que o cliente está disposto a investir na reforma. E essa informação é fundamental, tanto o arquiteto quanto o cliente estarem cientes no inicio do processo de projeto, pois essa informação está diretamente ligada a realidade e expectativa do cliente em seu projeto.

Está precisando de um arquiteto para sua obra?

Entre em contato conosco

Bove Arquitetura e Interiores
Whatsapp: +55 (11) 98322-5918
E-mail: contato@bovearquitetura.com.br