Etapas de um projeto de arquitetura
Hoje na matéria do blog falaremos um pouco mais sobre nosso método de trabalho e como funcionam as etapas de um projeto de arquitetura e interiores.
O processo é divido em 3 fases: estudo preliminar, Anteprojeto e projeto executivo.
Estudo Preliminar
Após contrato fechado com o cliente, marcamos uma primeira reunião para o alinhamento do briefing. É nessa conversa que ouvimos do cliente quais são suas expectativas do projeto, conceito, metas, prazos, budget e tudo mais que o cliente desejar.
Ante Projeto
Nessa fase, antes de iniciarmos os estudos de layout, fazemos uma nova visita ao imóvel para aferição das medidas reais do local.
Em nova reunião com o cliente, apresentamos de 2 a 3 opções de estudos de layout, com base nas informações levantadas no estudo preliminar. Nelas, mostramos os prós e contras de cada opção.
Junto com os estudos de layout apresentamos o moodboard conceitual. Esse material é um caderno com imagens de referências, de projetos da Bove Arquitetura e de outros arquitetos, para conceituar e mostrar ao cliente através de fotos nossas ideias iniciais.
Em alguns casos, precisamos de mais reuniões para a definição do layout que servirá de base para todo o projeto. Não estipulamos prazo ou número de revisões na fase de estudo de layout, pois é uma etapa fundamental.
Aprovado o estudo de layout, desenvolvemos ainda nessa fase as imagens 3D. E é com essa ferramenta que iremos mostrar, em forma tridimensional, tudo o que foi discutido até então. É uma ferramenta fundamental para compreensão das ideias propostas até o momento.
Projeto Executivo
Na terceira e última etapa do processo, após aprovarmos o anteprojeto, iniciamos o projeto executivo, desenvolvemos todas as plantas e detalhamento técnico para a execução do projeto, seja ele uma reforma ou uma construção.
O Projeto Executivo é composto de diversas plantas e detalhes. Elaboramos todos os desenhos necessários para uma obra detalhada e de fácil compreensão.
Em paralelo ao desenvolvimento do projeto executivo, levantamos uma planilha de custos, contemplando todos os colaboradores necessários para a realização da obra. Esse custo estará baseado nas informações passadas no estudo preliminar, onde solicitamos a nossos clientes uma ideia de budget (verba destinada a obra).
Após a aprovação do projeto executivo e da planilha de custos, estamos prontos para por a mão na massa e iniciar a obra!
Falamos com mais detalhes sobre as plantas do projeto executivo em Projeto Executivo de Arquitetura. Confira nesse link!
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