Iluminação na Arquitetura e Interiores

28 de julho de 2020

Hoje em nosso blog falaremos sobre Iluminação na Arquitetura e Interiores.

Esse é um ponto fundamental que utilizamos em nossos projetos e que faz toda a diferença em um projeto de arquitetura e interiores bem elaborado. De início o nosso ponto de partida é sempre o layout aprovado pelo cliente. Com base nesse layout, distribuímos a iluminação para que fique harmoniosa com a proposta de projeto, sem sobrecarregar ou deixar o ambiente com pouca iluminação.

Gostamos de trabalhar a iluminação em vários pontos do projeto, seja no gesso, na parede, nos móveis, a fim de valorizar o layout em questão. Com esses pontos bem trabalhados, conseguimos criar “cenas” e/ou ambiências nos locais, transformando um simples detalhe luminotécnico em um jantar com uma iluminação aconchegante, por exemplo. Ou até mesmo criar um Home Theater, com uma iluminação bem sutil e agradável.

Outro detalhe fundamental é o tipo de lâmpada que será utilizada no espaço. Hoje no mercado existem inúmeros tipos, e nós da Bove Arquitetura utilizamos a luz amarelada, ou branco quente, falando tecnicamente. E, particularmente, o branco quente que usamos é o de 3.000K (Três mil kelvins – intensidade luminosa). O “amarelado” da iluminação é para termos mais conforto e aconchego, comparado com a iluminação fria (branca). Além do tipo de luz, há outros fatores determinantes para um bom projeto luminotécnico, como o modelo da lâmpada. Igual ao tipo de luz, existem inúmeros modelos para as lâmpadas, sendo elas com ângulo mais aberto ou fechado, lâmpada para ambientes pequenos, com pequenos feixes de luz, dimerizáveis, entre outros.

Abaixo segue um projeto nosso com ênfase na iluminação:

Iluminação na Arquitetura

Gostou dessa matéria? Entre em nosso portfólio e veja como valorizamos a iluminação em nossos projetos!

Está precisando de um arquiteto para sua obra?

Entre em contato conosco

Bove Arquitetura e Interiores
Whatsapp: +55 (11) 98322-5918
E-mail: contato@bovearquitetura.com.br